quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Ainda me hospedando em Cancún fiz passeios a Isla Mujeres, Cozumel e Playa del Carmen.

Isla Mujeres

Há vários serviços de balsa que fazem o transporte desde Cancún até Isla Mujeres. Alguns saem de Puerto Juarez e outros saem da zona dos hotéis, sendo o último um pouco mais caro. A travessia dura o mesmo, 25 minutos, independente do barco usado já que a distância é muito curta. Escolhemos o barco que saía de Puerto Juarez chamado Punta Sam, porque estava com um amigo, Leonardo, e sua namorada (vela, exatamente...) e eles queriam cruzar com o carro que haviam alugado. Mas enquanto o passeio sem carro custava 90 pesos mexicanos (U$5), só o cruze do carro custava 900 pesos mexicanos. Acabamos estacionando o carro no porto e tomando o barco sem ele. O primeiro barco de Cancún a Isla Mujeres sai mais ou menos às 07:00 e o último regressa às 19:00. Se você chegar cedo e voltar tarde dá pra conhecer tudo. Não vi necessidade de dormir em Isla Mujeres se a idéia for somente conhecer.

Já no barco mesmo alguns vendedores oferecem pacotes de snorkel, aluguel de carro (de golfe), tequila, cerveja e tudo o que imaginar. Conseguimos um desconto por sermos 3 pessoas e acabamos fazendo um passeio de snorkel que durou duas horas e meia e foi bem legal. O recife estava em boas condições e deu pra ver bastante coisa. De acordo com a legislação local é obrigatório o uso de salva-vidas e isso complica um pouco se você quiser mergulhar pra chegar mais perto do fundo-do-mar. Mas na prática o guia fez vista grossa e avisava quando a guarda costeira estava próxima para colocarmos os salva-vidas.

Além do snorkel aproveitamos pra conhecer um berçário de tartarugas, Tortugranja, que eu achei mais ou menos e relaxar naquela praia linda de areias brancas e água morna. Não via o meu amigo já fazia bastante tempo e aproveitamos pra colocar o papo em dia e reclamar da política do nosso país. Saímos do mar por uma praia que pareceu ser privada de algum hotel. Fomos confundidos com hóspedes e acabamos usando as duchas do lugar para nos trocarmos.

Chegada à Isla Mujeres

Com Leo esbanjando beleza no barco à Isla Mujeres
Cozumel
Também fiz um bate-e-volta à Cozumel mas recomendaria ficar mais de um dia por duas razões: a primeira é que está bem mais longe do que Isla Mujeres. A viagem de barco de Cancún a Cozumel demora mais porque você tem que tomar um ônibus até Playa del Carmen que leva 1 hora de viagem, caminhar 200 metros até o porto e tomar o barco que leva mais ou menos 40 minutos até Cozumel. E a segunda é que Cozumel é maior e com mais coisas pra conhecer.

Tortugranja em Isla Mujeres
Tartaruga em Cozumel
Cozumel
Pôr do sol em Cozumel

O que eu mais queria fazer em Cozumel era mergulhar já que o lugar é mundialmente famoso por isso. Principalmente por um tipo de mergulho chamado drift dive, que seria mais ou menos mergulho com corrente. O barco te deixa em um lugar e te pega em outro bem longe enquanto você aproveita o mergulho sem gastar muita energia já que a corrente te leva. Você só usa muita energia se quiser se manter estável para tirar fotos ou parar pra ver algo interessante. E lembrando que menos energia é igual a menos consumo de ar e mais tempo no fundo. Fiz uma reserva com a empresa Deep Blue, que recomendo bastante, para a tarde e então aproveitei pra conhecer a ilha com o que restava da manhã.

A grande maioria dos turistas lá, assim como em Cancún, são estadunidenses e canadenses. Mas a diferença é que muitos realmente moram lá. A ilha é linda e bem segura e os preços são razoáveis. A estrutura também me pareceu melhor do que a de Isla Mujeres, com um aeroporto maior e mais estradas. Caminhei bastante abaixo de um solzão que te fazia fritar, e olha que era inverno! Me joguei na água um par de vezes já que era impossível não fazê-lo. E depois de muitos dias almoçando na feira ao lado do albergue em Cancun aproveitei pra almoçar em um shopping ao lado do desembarque dos cruzeiros.

Após o almoço segui ao pier para mergulhar. O nosso guia era um instrutor português que vive em Cozumel já faz 10 anos. No primeiro mergulho fomos à um lugar chamado Punta Dalia aonde vimos um polvo e duas tartarugas e o segundo mergulho foi noturno! Mergulhamos depois das 18:00, cada um com sua lanterna em um lugar chamado Yucab. Foi o meu segundo mergulho noturno e pra quem nunca fez, recomendo. É uma sensação diferente estar no fundo do mar e o único lugar onde você tem visibilidade é aonde sua lanterna aponta. Além do que a fauna noturna é completamente diferente da diurna.

O grupo com quem mergulhei também era super legal e experiente. Eu era o mais jovem e o que menos havia mergulhado. Acabei jantando com um gringo bem gente boa do grupo e voltamos juntos à Playa del Carmen no último barco. Cheguei em Cancún bem tarde e morto!

Playa del Carmen
É como uma versão menor de Cancún. As mesmas cadeias de hotéis e comida e até outro Coco Bongo. Passei uma tarde por lá e fiz o mesmo que faria em Cancún: descansei tomando umas cervejas na praia, afinal de contas nas férias a gente se cansa muito... Muita gente acaba ficando por lá para ir aos parques famosos como Xcaret e Xplor.

Mérida
Toda a idéia da viagem ao México tinha como principal motivo (ou desculpa) o casamento de meu amigo Alfredo em Mérida. Acabei ficando no hotel mais caro da viagem, justamente porque era um hotel e não um albergue. A idéia era estar no mesmo lugar que meus amigos então fiz a reserva no Intercontinental e lá eu lembrei porque não gosto de lugares assim. Como muitos outros negócios o meio hoteleiro descobriu que pode fazer muito mais dinheiro vendendo mais que a diária - serviços. Fiz a reserva numa classe mais econômica e quando cheguei lá descobri que internet e café da manhã eram pagos à parte. Mas bem, faz parte.

Conheci muito pouco a cidade apenas saí uma noite ao restaurante-bar La Recova e depois a uma boate.
E na noite seguinte fui ao casamento de meu amigo. Aproveitei para conhecer sua família, rever velhos amigos e conhecer o restante do pessoal que estava lá e havia trabalhado na mesma empresa que nós. O casamento foi bem legal na Iglesia Tercera Orden, no centro da cidade. E a festa foi a uma hora dali em uma antiga fábrica abandonada.

Casamento em Mérida
Omar, Alfredo, Jeff e eu

No dia seguinte houve um almoço de ressaca do casamento coroando assim o fim dessa parte da viagem no México.