domingo, 17 de julho de 2016

Compramos por Air Asia, que é a maior linha aérea de baixo custo do sudeste asiático uma passagem aérea desde Chiang Mai até Koh Samui. O legal da passagem é que incluía o trecho aéreo desde Chiang Mai até Surat Thani, o ônibus do aeroporto ao pier e também o barco do pier de Surat Thani até Koh Samui. Uma dica pra quem viajar por AirAsia é pagar pela franquia de bagagem no momento de comprar a passagem já que além de não estar incluída nas linhas aéreas de baixo custo, é mais caro pagar por isso diretamente no aeroporto. Nosso objetivo final era chegar a Koh Tao mas o barco chegava tarde em Koh Samui e me pareceu melhor descansar por lá e seguir no outro dia. E se você já se cansou de ler tantas vezes "Koh", essa é a palavra tailandesa para ilha!


Apesar de Koh Samui ser também uma ilha famosa, aproveitamos muito pouco. Fizemos o check in em uma pousada próxima ao pier aonde tomaríamos o barco no dia seguinte e saímos para jantar algo tranquilo antes de dormir. No dia seguinte acordamos cedo e caminhamos um pouco pela praia antes de seguir viagem. Fizemos uma parada em Koh Phangan, que é uma ilha conhecida em todo o mundo pela festa da lua cheia, que como o próprio nome diz acontece sempre que há lua cheia e reúne turistas de todo o mundo. Como era lua minguante praticamente ninguém desceu por lá e o barco seguiu viagem até Koh Tao.



Aow Leuk em Koh Tao
Passeando com nossa poderosa moto de 125cc por Koh Tao

Ao chegar até Koh Tao fomos à avenida principal ver se encontrávamos um táxi um pouco mais barato para ir à pousada. Após negociar um pouco conseguimos alguém que nos levasse por 200 baht (U$7). A idéia era ficar em Sairee, aonde há muitas opções de restaurantes e hotéis além de muitas escolas de mergulho. Uma das idéias principais da viagem era que a Rocio fizesse o curso de mergulho em mar aberto para termos uma atividade a mais para fazermos juntos. E Koh Tao, conhecida mundialmente por combinar cursos baratos e muita vida marinha, pareceu o lugar perfeito. Os cursos Open Water Diver com certificação SSI custavam mais ou menos U$260 com acomodação e equipamentos incluídos. A certificação PADI custava um pouco a mais.


Nos hospedamos na pousada Good Dream que estava bem localizada e com preço razoável, mais ou menos U$25 por noite para um quarto de casal. Durante a estadia tivemos alguns problemas com água mas acho que na verdade tivemos um pouco de má sorte. Após fazer o check in fomos à escola de mergulho Big Blue, que alguns amigos haviam sugerido. Mas infelizmente nos próximos dias eles só tinham cursos em inglês e a Rocio queria fazer o curso em espanhol. Não foi difícil encontrar uma escola com cursos em espanhol já que na ilha há mais de 50! Encontramos dois escolas de mergulho na ilha com donos espanhóis chamadas Pura Vida e DPM (de puta madre) e ela acabou fazendo o curso na última.

Os próximos dias em Koh Tao se resumiram na Rocio fazendo o curso. E sempre que ela tinha alguma imersão eu subia junto no barco e fazia alguns mergulhos com outros grupos. Os mergulhos que mais gostei foram Chumphon e o barco naufragado em Hin Pee Wee. Acabei aproveitando também pra fazer um curso de nitrox, que é uma mistura de ar com mais oxigênio o que acaba diminuindo o tempo que seu corpo elimina o nitrogênio e consequentemente reduz a espera entre mergulhos. Fiquei com vontade de comprar um relógio de mergulho para aproveitar melhor o nitrox mas os preços dos eletrônicos na ilha são bem caros.


Coral em Koh Tao
Cardume em Koh Tao
Canhão de um barco naufragado em Hin Pee Wee
Entrada de uma caverna

Após terminar o curso tivemos um dia a mais na ilha e aproveitamos para alugar uma moto e conhecer outras praias. O preço do aluguel era tão barato que eu achei que era pegadinha, 150 baht (U$4,5) por dia. E a sensação ficou mais forte quando o rapaz que a alugou me pediu o passaporte como garantia e me pediu pra fazer um vídeo da moto pra garantir que eu a devolveria nas mesmas condições. A moto pareceu a melhor maneira de ter liberdade para ir a qualquer lugar da ilha mas o único problema é que eu nunca havia dirigido uma na vida. O rapaz que a alugou perguntou se eu sabia dirigi-la e eu pedi um curso básico. E o curso foi verdadeiramente básico: - acelera aqui, freia aqui e aqui você corta o motor. Pelas dúvidas pedi pra dar umas voltas sozinho antes da Rocio subir. 


Enquanto dava as minhas voltas me caiu a ficha e lembrei que havia visto muitas pessoas pela cidade com curativos nos braços e pernas e entendi a razão! Muitos turistas alugavam motos sem idéia de como dirigi-las e se acidentavam e isso era exatamente o que eu estava fazendo! Escutei inclusive que as cicatrizes que muitos turistas tinham por conta dos acidentes de moto se chamam "tatuagem Tao" e isso sem contar que eles dirigem pela esquerda! Mas bem, não desistimos e depois que a Rocio subiu seguimos em direção ao sul da ilha em direção à Freedom Beach. Chegamos por volta das 11:00 e fizemos um pouco de flutuação aproveitando que os corais estão a 10 metros da praia o que era algo bom e ruim. Bom porque os corais estão bem próximos e ruins porque eram tantos que não havia nem aonde ficar em pé já que eles cobriam toda a areia.


Saímos algumas horas depois e seguimos ao leste em direção a outra praia chamada Aow Leuk, que foi sugestão de algumas pessoas que conhecemos na ilha. Gostei ainda mais de Aow Leuk do que Freedom Beach já que haviam um restaurante bem simples mas com vista incrível. Para entrar na praia tivemos que pagar 100 baht (U$3) mas ganhamos uma garrafa de água e uma cadeira de praia. Na verdade não entendi se era obrigatório pagar os 100 baht mas como me pareceu um bom negócio pela cadeira e a água nem perguntei. Depois de almoçar e descansar fizemos um pouco de flutuação. Os corais também estavam próximos da praia e havia até um tubarão de recife.



Freedom Beach em Koh Tao
Sairee em Koh Tao


Na última noite nos despedimos de Koh Tao com uma massagem tailandesa próxima da praia. A massagem custava 250 baht (U$7) e durava uma hora. Eu que nunca fui fã desse tipo de coisa acabei cedendo e gostei bastante. A massagista esticou uns músculos que eu nem sabia que tinha, resolveu a minha dor nas costas e tudo isso escutando as ondas do mar!


Antes de seguir a próxima cidade gostaria de fazer umas considerações à respeito de Koh Tao. Apesar de todas as coisas positivas que mencionei existem também alguns pontos negativos a serem considerados antes de planejar uma viagem ou um curso de mergulho por lá. Eu me surpreendi com a sujeira de Sairee, apesar de que as outras praias estavam um pouco mas limpas, e olha que estávamos na baixa temporada. E ficou claro também que muitos barcos e até escolas de mergulhos não se preocupam em cuidar dos corais que estavam visivelmente em más condições. Esse descuido com o meio ambiente, na minha opinião, foi o lado mais negativo. Outro ponto negativo é que a visibilidade nas águas de Koh Tao é média ou ruim. Resumindo, vá se seu objetivo é fazer um curso de mergulho barato. Se estiver disposto a gastar um pouco mais há outros lugares próximos mais interessantes. E o outro ponto que queria mencionar é aonde ficar. Nós escolhemos Sairee mas praticamente todos os barcos das escolas de mergulho saem do pier mais ao sul assim que tínhamos que tomar um táxi ou caminhar por volta de meia hora. A sugestão é escolher o lugar de acordo com o que quiser fazer pela ilha.

No dia seguinte acordamos cedo e seguimos em direção à Ao Nang. Como haviam muitas conexões acabamos comprando uma espécie de pacote que nos levava desde o hotel em Koh Tao até o hotel em Ao Nang por 1050 baht (U$30). Haviam muitas conexões de barco e ônibus e no início fiquei um pouco preocupado por não entender muito a ordem das coisas mas eles te faziam usar um adesivo na roupa com o nome do seu destino final. E isso tinha dois resultados: fazia você parecer mais turista do que se tivesse uma máquina fotográfica pendurada mas também fazia com que todos os funcionários te indicassem precisamente a qual ônibus ou barco seguir. Chegamos à Ao Nang no final da tarde e um pouco cansados de tantos albergues e pousadas ficamos no hotel Anyavee Ban. A idéia inicial da viagem era ir à Krabi, mas pesquisando na internet vi que as praias mais lindas estavam próximas a Ao Nang e acabamos ficando por aí, que está a menos de 20km de Krabi. Durante a noite aproveitamos para caminhar pelas galerias próximas ao hotel, tomar umas cervejinhas e depois jantar. Algo que me surpreendeu em Ao Nang é que apesar da Tailândia ser majoritariamente budista por lá haviam muitos muçulmanos, e o choque de religiões acaba levando a um contraste interessante.

Em Railay
Em um dos muitos barcos do passeio

No dia seguinte aproveitamos um pouco a piscina do hotel e depois tomamos um barco à Railay. O barco custou 100 baht (U$2,5) cada trecho e eu recomendo bastante. Já havia escutado de muitas pessoas que essa era sua praia favorita da Tailândia e após visitá-la tenho que concordar. A atmosfera é tranquila e relaxante em meio a paredões de rochas calcárias o que a torna um dos destinos favoritos de escaladores e mochileiros. Aproveitamos para alugar um caiaque e passear pelo lugar e tenho que dizer que esse foi um dos pontos altos da viagem.


No dia seguinte fizemos um passeio de barco passando por muitas ilhas já que o preço mais barato da baixa temporada nos convenceu. Pagamos 800 baht (U$22) e passamos por mais ou menos 7 ilhas com almoço incluído. Dentre as ilhas passamos por Monkey Island, aonde os macacos roubam a comida dos turistas, enquanto eles acham isso muito engraçado e tiram fotos, e também pela ilha que ficou conhecida pelo filme A Praia e agora é chamada Ilha Di Caprio. Mas nessa última haviam tantos barcos que nosso capitão não quis nem ancorar. Almoçamos em Koh Phi Phi, que é uma ilha que eu já conhecia de outra viagem e me surpreendi como a ilha mudou em 3 anos e agora já conta até com uma orla com calçamento. A última parada foi em Bamboo Island aonde fizemos flutuação antes de voltar.

Em Railay
Chegando a ilha Di Caprio

E pra terminar nossa última noite em Ao Nang fizemos o mesmo que em Koh Tao: massagem tailandesa! Após Ao Nang seguimos à Filipinas mas isso fica para o próximo capítulo.


Tailândia e Filipinas - Parte 3 Final - Boracay

Populares

Seguidores

Total de visualizações de página