quarta-feira, 26 de março de 2014

Continuando a viagem voei Air Asia desde Singapura até Bali. Para quem não conhece Air Asia é a linha aérea de preço baixo mais conhecida da Ásia. Cheguei ao aeroporto em Denpasar e tomei um táxi até o albergue. O preço era tabelado mas como manda a cartilha dos taxistas nenhum deles queria seguir o preço correto. Acabei encontrado o preço mais baixo dentre os não tabelados e segui até o albergue. Não conheci Bali e me surpreendi com o tamanho da ilha. Desde o aeroporto até Kuta, que é um dos bairros mais legais de Bali e aonde ficava o albergue, demoramos mais ou menos 40 minutos sem trânsito. A idéia era ficar em Kuta porque os lugares mais conhecidos de Bali ficavam próximos, ao sul da ilha. E como já havia escutado que o trânsito em Bali era complicado me pareceu uma boa idéia.

Cheguei ao albergue Grann's e logo de cara fiquei contente com o lugar. O pessoal havia organizado um jantar com os hóspedes no quintal do albergue. Pra alguém como eu viajando sozinho era a oportunidade perfeita pra conhecer bastante gente e explorar a ilha. Bati papo com quase todos da mesa e nesse momento entendi bem a demografia do turismo na Indonésia: 75% são australianos. A Austrália é um país muito caro e eles encontram voos desde o norte da Austrália até Bali por menos de U$200 ida e volta. Dessa maneira é mais barato passar uma semana de férias por lá do que em casa. O jantar foi legal e Bintangs, a cerveja legal, começaram a jorrar e enebriar a visão daquele monte de gringos. Acabamos nos juntando com o pessoal do albergue e fomos à um bar de reggae local aonde tocava alguém conhecido do pessoal. A noite se estendeu Bali afora e acabamos voltando por volta das 5 da manhã. Pra quem havia chegado a um albergue sozinho e sem conhecer ninguém foi uma boa primeira noite! Rs!

A onipresente Bintang
Mapa da ilha de Bali

No dia seguinte acordei um pouco tarde e fui conhecer a praia de Kuta com o pessoal do albergue. Passamos à tarde tomando aulas de surfe, jogando bola e aproveitando a praia. E sem dúvida posso dizer que nunca foi tão fácil fazer amizade com os locais quanto em Bali. A população é muito gente boa e bem receptiva com os turistas. Em inglês há a expressão "cash cow" que diz como um turista se sente em muitos lugares do mundo ao ser visto somente como alguém com dinheiro pra gastar mas em Bali não me senti assim em nenhum momento e realmente adorei a vibe local. Acabamos ficando em Kuta até o pôr do sol. O mais legal era ver o sol baixando e ao mesmo tempo o instrutor de surfe, Bernie, que agora surfava com seu cachorro na prancha!

Durante à noite fomos conhecer o memorial em Kuta feito por conta dos ataques terroristas em 2002. Pra entender bem o que passou há que ter em conta que a Indonésia é um país de maioria muçulmana sendo Bali a exceção já que a ilha é de maioria católica. Em muitos lugares do país o consumo de bebidas alcoólicas é proibido enquanto Bali é muito mais liberal. Insatisfeitos com isso um grupo terrorista fez 3 ataques simultâneos em Bali sendo 2 em Kuta matando mais de 200 pessoas sendo quase a metade australiana.

Com Bernie em Kuta
Pôr do sol em Kuta

No dia seguinte saí de scooter com um parceiro que havia conhecido chamado Lexi e passamos por várias praias no sul da ilha. E cada uma mais charmosa do que a outra. Realmente incrível! Em Bluepoint assistimos os surfistas profissionais treinando e fui o único lugar da viagem aonde vi brasileiros sendo todos surfistas. De lá seguimos à Padang Padang aonde almoçamos, nadamos e tomamos umas cervejas. Essa deve ser uma das praias mais conhecidas de Bali e só estando lá pra entender porque. O acesso se dá por uma escadaria no meio da natureza e a praia fica em uma espécie de vale entre dois morros. Saímos de lá e seguimos à Uluwatu que é bem bonita com seus penhascos e templos. E de lá seguimos à Pandawa que é uma praia muito mais tranquila e perfeita pra terminar o dia. Na volta vimos o lado negativo de Bali que é o trânsito! Demoramos muito pra voltar e acabamos nos envolvendo em um pequeno acidente na scooter mas por sorte sem nenhuma consequência! Depois de tanta praia e um pequeno susto estava muito cansado e nem deu pra aproveitar a noite.

A scooter de Lexi
Monumento aos atentos terroristas em Bali
Bluepoint
Pandawa

Após tanta praia aproveitei pra mergulhar em Bali e escolhi um dos destinos mais conhecidos que está no norte da ilha em uma vila chamada Tulambém. Nessa vila está um cargueiro estadunidense chamado US Liberty naufragado após ser torpedeado pelos japoneses na década de 40. Os preços dos mergulhos variavam entre 350000 e 450000 rúpias por tanque dependendo do destino com tudo incluído (equipamento, guia, refeição e transporte). Mas não se assuste já que o câmbio era em 2014 U$1 = 10000 rúpias. Quase não havia variação entre agências. Para chegar ao barco você vai caminhando desde a praia sem necessidade de bote e que mergulho incrível! O cargueiro é gigantesco e acabei fazendo dois mergulhos por lá e mesmo assim não consegui explorar todo o barco de tão gigantesco que era. E o cargueiro está lá faz tanto tempo que já foi todo tomado por corais estando perfeitamente integrado ao local.

Nadando pelo US Liberty
Tartaruga nadando pelo US Liberty

No último dia em Bali aproveitei pra conhecer Ubud. Pra quem não conhece é o destino de todos os amantes de yoga. O lugar acabou ficando muito famoso pelo livro "Comer, Rezar e Amar" que depois acabou virando filme com a Julia Roberts. Eu que não levo muito jeito pra essas coisas aproveitei pra explorar o lugar e suas famosas plantações de arroz que são sem dúvida muito bonitas. Muita gente que vai à Bali acaba ficando em Ubud e me pareceu uma boa idéia já que o lugar tem boa infra-estrutura com hotéis e tudo mais mas infelizmente está no meio da ilha e um pouco mais afastado das praias.

Apesar de querer ficar mais um dia em Bali o dia seguinte era o Nyepi, ou dia do silêncio e que apesar de ser um feriado hindu é comemorado em Bali. Os locais devotam todo esse dia à reflexão e por conta disso está tudo fechado incluindo barcos e aeroportos. Então acabei adiantando a ida às ilhas de Gili em um dia pra não ficar parado em Bali, mas isso fica para o próximo post!