quinta-feira, 24 de julho de 2014

Saímos de Ushuaia e tomamos um voo direto à El Calafate. Se em Ushuaia nos hospedamos em uma cabine um pouco mais afastada do centro da cidade e necessitávamos táxi todo o tempo em El Calafate foi mais fácil. Ficamos nas Cabañas Nevis, que estão próximas do centro à poucos minutos caminhando. Pra quem não conhece El Calafate é muita conhecida na Argentina, e no mundo, pela geleira (glaciar em espanhol) Perito Moreno. Mas apesar de incrível não é nem de longe o único que a cidade tem a oferecer.

Perito Moreno com um pouco de Neblina atrás
Pelo centro de El Calafate
Adiante da cabana Nevis

Diferente de Ushuaia aonde fez frio mas não havia neve na cidade em El Calafate sim havia um pouco de neve e o chão sempre estava congelado. Isso era visível desde o avião e no longo caminho do aeroporto até a cidade. Era até engraçado ver o pessoal caminhando pelas ruas e escorregando o tempo todo! O centro da cidade é bem bonito apesar de muito pequeno, até menor do que o de Ushuaia. A rua principal de Ushuaia se chama San Martin e como os argentinos são muito criativos a de El Calafate se chama... San Martin! E de maneira geral pensando em hospedagem, passeio e refeições El Calafate, por mais incrível que pareça, é um pouco mais cara do que Ushuaia.

Durante nosso primeiro dia não fizemos muita coisa já que chegamos à tarde e após o trajeto à cabine e check-in sobrou somente à noite livre. Aproveitamos para caminhar pelo centro e decidir o que fazer no dia seguinte visitando as agências de turismo. Decidimo fazer o passeio obrigatório e ir no dia seguinte à geleira Perito Moreno.

Levantamos cedo e seguimos em uma van à geleira e em mais ou menos 1:30 percorremos os 80km de distância. Antes de chegar ao Parque dos Glaciares você já começa a notar que o clima muda bastante ficando muito mais frio e úmido. Ao chegar à geleira havia uma neblina espessa e não conseguimos ver o iceberg que estava a 20m de distância! Esperamos mais ou menos 1h até que a neblina começou a desaparecer. Eu já havia visitado a geleira antes mas a sensação foi realmente incrível e todos os turistas deslumbrados começaram a tirar fotos ao mesmo tempo.

Perito Moreno
Família voltando do Parque dos Glaciares
No bar de gelo

A geleira Perito Moreno está localizado no Campo de Gelo Patagônico Sul e tem 5km de comprimento e 60m de altura (acima do nível d'água) e está localizado no Lago Argentino. Um fenômeno bem interessante é que a geleira está sempre crescendo lentamente e após mais ou menos 5 anos ele cresce tanto que corta o lago e o separa em dois. E quando a diferença de altura entre os dois lados é de mais ou menos 30m ele se rompe gerando ondas bem fortes. O parque tem uma infraestrutura muito boa com passarelas que me fizeram lembrar o Parque Foz do Iguaçu. Aproveitamos também para fazer um passeio de barco pelo Lago Argentino chegando bem próximo da geleira e tirando várias fotos. O que não fizemos foi o trekking pela geleira que apesar de parecer bem legal não é aberto no inverno por segurança, já que o excesso de neve cobre algumas fendas profundas do iceberg.

No dia seguinte decidimos conhecer o Glaciarium. Aí funciona um museu interativo que fala sobre geleiras e icebergs pelo mundo com enfoque especial aos patagônicos. Fica distante da cidade mas há uma van que faz o transporte saindo do centro. O museu é bem legal e a parte que eu mais gostei é a dos exploradores da época da corrida ao pólo sul. No Glaciarium também funciona um bar de gelo que opera a -12C aonde as mesas e até os copos são todos feitos de gelo. O bar é patrocinado pela marca Fernet Branca que é a mais conhecida dessa que é a bebida tradicional argentina.

Para os que gostaram muito da geleira Perito Moreno desde El Calafate você pode visitar outros como o Upsala, Onelli e Spegazzini além de muitos icebergs menores. E próximo a El Calafate está a capital argentina de turismo de aventura, chamada El Chaltén, conhecida pela montanha Fitz Roy. Mas no último dia com a família decidimos aproveitar e caminhar um pouco pela cidade apreciando a vista às margens do Lago Argentino. E durante o jantar aproveitamos para comer em um restaurante chamado Isabel e provar um prato tradicional do sul argentino aonde a carne e os acompanhamentos escolhidos são todos colocados em um disco que vai ao forno à lenha. Além de muito gostoso o preço foi bem melhor do que o dos restaurantes que estão na San Martin. E quando fomos à Isabel eu lembrei que aí funcionava o albergue em que me hospedei quando visitei El Calafate 4 anos antes! Aproveitamos a janta e nos despedimos de minha família que voltaria ao Brasil no dia seguinte. Já eu e a Rocio tínhamos um dia a mais por lá. Não sabíamos bem o que fazer mas reparamos que na cidade haviam vários lugares para alugar skis e snowboard. Achei estranho porque não sabia de nenhuma estação de ski próxima até descobrirmos que havia um pequeno parque de neve por lá chamado Calafate Mountain Park.

Em nosso último dia aproveitamos para conhecê-lo. O passeio em si foi uma aventura! Eu já havia mencionado que havia muito mais neve em El Calafate do que em Ushuaia. Há um ônibus que leva os esquiadores até a estação de ski mas havia tanta neve que ficamos atolados. Para se ter um idéia quando baixamos do ônibus a neve chegava a cobrir nossas cinturas! Tivemos que ser resgatados por um mega caminhão com correntes nas 4 rodas gigantes, todas com tração, para vencer a neve. Chegamos a estação mas a mesma estava fechada pela forte nevasca que ainda caía. Esperamos mais ou menos uma hora quase congelando até que a estação abriu. Tomamos o teleférico que era aberto e nunca senti tanto frio na vida! E olha que já passei por lugares bem frios. A sensação térmica por conta do vento somado a temperatura era incrivelmente baixa. E ao chegar ao topo da montanha tivemos que caminhar uns 500m enquanto o vento soprava bem forte e eu que não tinha botas mas sim tênis, molhei as meias a ponto de ficarem duras e congelar! Por sorte na estação vendiam meias e comprei um par novo enquanto esquentava os pés ao lado da lareira. Quando já estávamos recuperados decidimos esquiar e a partir daí só alegria! A neve era bem fina, como dizem por aqui era neve pó, perfeita para esportes de inverno. Esquiamos toda a tarde até a hora de voltar.

Em Calafate Mountain Park

Caminhão que nos levou à estação de ski

Terminado o dia era hora de nos despedir de El Calafate e voltar a vida normal. Mas sem dúvidas eu voltaria a El Calafate e Ushuaia outra vez!