terça-feira, 26 de julho de 2016

O plano após conhecer Krabi era seguir até às Filipinas e essa parte da viagem envolveu um pouco mais de planejamento. Filipinas tem uma imagem um pouco parecida com a do Brasil: uma natureza deslumbrante mas muita insegurança, o que acaba por afastar os turistas. Sei que vivo na América Latina e que também não somos o exemplo de segurança mas obviamente é melhor se preparar e planejar. E eu disse um pouco parecida porque os problemas de violências que eles têm são mais graves do que os nossos. Há uma milícia comunista ativa faz muitos anos e também um movimento insurgente muçulmano no sul do país. E os organismos internacionais tem dúvidas se o novo presidente, Rodrigo Duterte, melhorará a situação do país por ter um perfil muito parecido com o de Donald Trump.

Pra quem não conhece muito da história do país eles foram uma colônia espanhola, o que fica bem claro pra quem os visita: os nomes de grande parte da população são latinos. Há muitos: Luiz, Carlos e Maria. A língua, chamada de Filipino ou Tagalo, também tem muita influência espanhola. Os números, por exemplo, são: uno, dos, tres e seguem mais ou menos assim. Mas não imagine que o seu portunhol será suficiente para conversar. O inglês é uma das línguas oficiais do país e dominado com fluência pela maior parte da população.


Mas bem, voltando a viagem, tínhamos comprado a passagem pela Air Asia saindo de Krabi bem cedinho e fazendo conexão em Kuala Lumpur, na Malásia. Já conheço Kuala Lumpur e queria aproveitar que tínhamos um tempo de espera de 12 horas para ir à cidade com a Rocio e revisitar os meus lugares favoritos. Mas infelizmente a Air Asia nos mudou o voo de maneira que tínhamos apenas 5 horas de espera em Kuala Lumpur. Pode parecer muito tempo mas como o aeroporto está há mais de 60 km do centro, e não há metrô que faz a ligação, acabamos ficando pelo aeroporto. De lá seguimos à capital de Filipinas, Manila.


Me lembro que no Quora havia lido umas conversas de viajantes discutindo qual é o pior aeroporto internacional do mundo. E os viajantes eram unânimes em escolher o aeroporto Ninoy Aquino, em Manila. Para entender a razão, além dos casos de roubo e desabamento do teto do aeroporto, ele está dividido em 4 terminais. E o problema é que os 4 não tem ligação. A única maneira de se mover de um a outro é tomar um táxi ou esperar o ônibus das linhas aéreas que passa a cada 30 minutos ou uma hora. Como tínhamos tempo suficiente tomamos o ônibus e em seguida o avião à Kalibo.



White Beach em Boracay
Boracay

E como teríamos poucos dias a idéia era escolher um lugar legal e ficar por lá, sem gastar esses poucos dias viajando de um lado à outro. Após muita pesquisa decidimos ir à Boracay já que a ilha combinava o que buscávamos: paradisíaca, segura e com muita natureza. Boracay não tem aeroporto mas há dois próximos. Kalibo, que está há 2 horas, e Caticlan que está há 20 minutos. O problema é que as linhas aéreas mais baratas voam apenas a Kalibo. O ônibus que te leva de lá à Boracay custa 200 pesos Filipinos (U$4) e inclui também o barco do continente à ilha.


Chegamos ao pier, recebemos nossas passagens e tentamos embarcar mas fomos avisados que deveríamos comprar também um bilhete de taxa ambiental de 100 Filipinos. Até aí tudo bem mas na segunda vez que tentamos embarcar fomos informados que faltava outra taxa mais, agora para uso do pier, de também 100 Filipinos! Isso me cheirava à golpe mas todos os turistas estavam comprando assim que não deu outra, tivemos que comprar. A viagem de barco dura menos de 10 minutos e em pouco tempo estávamos em Boracay. Tomamos um táxi e em minutos chegamos ao hotel Hey Jude, aonde tínhamos reserva.



De boas no veleiro
White Beach

Durante toda a viagem esse foi o único hotel aonde nos hospedamos, visto que todos os outros eram albergues ou pousadas. Os preços de Filipinas são baratos, como os do sudeste asiático em geral. Um pouco mais caros do que os da Tailândia, mas não muito. Pagamos U$48 por noite para um quarto para casal com vista à praia. E o hotel era realmente muito bom com seu próprio restaurante na areia. Acabamos jantando lá todas às noites já que os preços eram praticamente os mesmos dos outros lugares. Recomendo bastante.


A praia mais linda de Boracay cobre todo o oeste da ilha, chamada White Beach, e se divide em Stations 1, 2 e 3. Station 2 é a mais movimentada e está justo no meio. Mas ao sul está a 3 e ao norte está a 1, que é aonde ficam os resorts. E se eu havia ficando desapontado com a falta de limpeza das praias de Koh Tao, notei que Boracay e sua White Beach era o extreme oposto logo ao chegar. As praias eram muito limpas, areia tão branca quanto possível e água azul muito clara. Realmente paradisíaco! E pra fechar com chave de ouro o mergulho por lá é mundialmente famoso e bem popular principalmente entre os chineses, já que há muitas escolas de mergulho com instrutores chineses.



Mergulho
Nemo
Mais mergulho
E ainda mais mergulho

Nossos dias em Boracay foram muito tranquilos: mergulhávamos todas as manhãs e aproveitamos a praia durante a tarde. Em uma das tardes, enquanto nadávamos em direção ao sul inclusive vimos uma cobra d'água. Fizemos também um passeio de veleiro, que foi uma cortesia do hotel, que foi super legal. Diferente dos famosos barcos Long Boats da Tailândia, que agora contam com motor, o silêncio dos veleiros dá uma sensação completamente diferente. Outras atividades para se fazer em Boracay são saltar desde Ariel's Point e Willy's Rock, flutuação em incontáveis lugares além dos restaurantes e lojas em D-Mall. E o mais incrível, na minha opinião, era o pôr do sol. Sem dúvida os mais lindos que já vi, e olha que nem hipponga eu sou! Rs!



Por do sol em Boracay
Outro mais
E o último!
Outro pôr do sol incrível




O único lugar que conheci das Filipinas foi Boracay e apenas de ser pouco serviu para quebrar muito do preconceito que eu tinha com o país. Praias limpas e bem cuidadas. E até os vendedores de rua te entregavam recibo das suas compras. Com certeza voltarei à Filipinas para conhecer El Nido, Cebu, Negros e muitos outros lugares.

Tailândia e Filipinas - FINAL

Populares

Seguidores

Total de visualizações de página