domingo, 13 de agosto de 2017

Apesar de pequena para padrões latino americanos, Malmö é a terceira maior cidade da Suécia com 300 mil habitantes. Desde o ano 2000, com o término da ponte Øresund, que liga Copenhague a Malmö, a cidade ficou bem mais acessível para quem quer conhecer um pouco da Suécia vindo da Dinamarca. A própria ponte é incrível, diga-se de passagem, combinando 8 km de ponte com mais 5 km de túnel e também rodovia e ferrovia. E como se não bastasse o fácil acesso, Malmö é uma cidade muito bonita e que vale a pena conhecer para quem tiver um dia de bobeira desde Copenhague ou passeando pelo sul da Suécia.


Banda de Malmö

Pra quem vem da Dinamarca, a passagem de trem desde Copenhague dura cerca de 40 min e custa a partir de 15€ cada trecho por pessoa. Há desconto comprando ida e volta e também passes mensais. Há uma parada inclusive no aeroporto de Copenhague, o que faz com que muitos suecos usem esse aeroporto. Apesar de ter mencionado o preço da passagem em Euros, nenhum do dois países o usa mas sim as Coroas Dinamarquesa e Sueca. Os preços são aliás outra razão para conhecer Malmö, visto que a cidade é mais barata do que Copenhague. Os Dinamarqueses são inclusive os responsáveis pela expansão imobiliária da cidade, aproveitando dos melhores preços do outro lado do estreito. Inclusive muita gente que trabalha e estuda em Copenhague vive em Malmö usando do passe mensal no trem. Essa ideia aliás passou pela minha cabeça quando ao me mudar a Copenhague em 2016 demorei a encontrar um lugar pra alugar que não me custasse menos do que um rim. E a única razão pela qual não o fiz é porque eu precisava de um certificado de domicílio na Dinamarca.

Entorno da Estação Central de Malmö

Malmö é uma cidade pequena e que pode facilmente ser visitada em um dia. Saindo da estação de trem, que oferece uma bela vista dos canais, você logo pensa que a cidade é quase uma mini Copenhague! A mesma arquitetura, canais e ruas com calçamento de pedra. Logo perto da estação está Little Square (Lilla Torg), que é uma praça com vários cafés, bares e restaurantes com mais de 400 anos. Vale a pena uma parada. Desde a praça estão acessíveis a pé as principais atrações da cidade. Mencionarei aqui minhas favoritas:


Igreja de Sankt Petri (São Pedro) - Não há nada mais clichê do que viajar pela Europa e conhecer... igrejas! Mas a Igreja de São Pedro construída ainda no século XIV vale pela arquitetura gótica e também pelo seu interior, que conta com uma capela com pinturas do século XVI.



Igreja de São Pedro

Moderna Museet (Museum of Modernism) - Pra quem está controlando o orçamento durante uma viagem, nada como uma atração grátis! E melhor ainda se a atração grátis é legal. O Museu de Arte Moderna de Malmö é pequeno e pode facilmente ser visitado em uma hora e meia. É difícil perdê-lo porque o Museu é moderno até na fachada. As exposições variam e quando eu visitei havia uma exposição fotográfica contando a História do rock na Suécia além da coleção do Museu.


Fachada do Museu de Arte Moderna de Malmö
Interior do Museu de Arte Moderna de Malmö

Castelo de Malmö - Mais clichê do que estar na Europa e visitar igrejas, apenas ir a Europa e visitar castelos! O Castelo de Malmö também é acessível desde Little Square e é facilmente visto por ser circundado por um canal que funcionava como defesa. O castelo foi construído no século XV e apesar de hoje estar localizado na Suécia, fez parte do reino da Dinamarca. A História desses dois países é marcada por guerras infindáveis o que faz Malmö parecer mais com a Dinamarca do que com a Suécia. Mas voltando ao castelo, entrei apenas na parte grátis e não visitei a exposição arqueológica. Curti a vista e tomei um café lá dentro enquanto escutava uma guia contar a História do lugar.



Castelo de Malmö

Kungsparken - Ao lado do castelo, o Kungsparken (Parque do Rei) é a próxima parada. O local é muito bonito e perfeito para relaxar e fazer um lanche ou se desligar um pouco após o almoço. Há uma área grande para caminhar e também um lago para remar ou apenas assistir as pessoas remando. O parque é também bem fotogênico, contando com um moinho e várias pontes bem legais.



Moinho em Kungsparken

Turning Torso - Muitas cidades com dinheiro contratam famosos escritórios de arquitetura para construir um arranha-céu mais moderno do que o outro. E Malmö não é diferente, contando com o Turning Torso, que mais parece com um edifício torcido 90° pelas mãos de um gigante. Infelizmente o edifício é residencial e não aberto a visitação.



Turning Torso

Ebba's House - E para finalizar, Ebba's House é a casa de uma família simples que é mantida intocada há mais de 100 anos. Infelizmente não consegui entrar pois a casa, que hoje é um museu, abre apenas às quartas-feiras. Que museu abre apenas às quartas-feiras? De qualquer maneira, valeu a pena conferir o exterior, que contrasta com a região bem mais comercial do que residencial, ao lado de Little Square.

0 comments:

Postar um comentário

Populares

Seguidores

Total de visualizações de página