quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como havia dito antes, eu não tinha muita idéia do que fazer pelo Camboja além de conhecer Angkor Wat, até que uma das pessoas que conheci no albergue em Bangkok me disse para ir à Sihanoukville ao sudoeste. Me disse que a praia tem muito clima de festa e que em algumas ilhas próximas há algas com bioluminescência que pode ser vista se você pernoitar em uma das ilhas. Achei surreal a idéia de bioluminescência no mar, nunca havia escutado nada parecido. E nesse momento decidi tentar encaixar essa cidade no roteiro. E não é que uma semana depois, lá estava eu em um ônibus saindo de Phnom Penh com destino à Sihanoukville.


Típico barco do litoral do Camboja
De boa na praia





Não havia feito reserva mas decidi ficar em um albergue que me haviam sugerido chamado Monkey Republic, que foi um dos mais legais e baratos que já fiquei. A diária custava mais ou menos U$3 nos quartos para 6 pessoas. O problema é que o mototáxi que me levou da parada do ônibus insistia em parar em outros aonde obviamente lhes ofereciam comissão. Mas bem, pouco depois cheguei ao Monkey Republic. Não conhecia ninguém e decidi ir pra praia. Estava sentado em uma cadeira de praia comendo alguma coisa e um pessoal de Israel me chamou pra formar dupla em um jogo de sinuca. Papo vai, papo vem e poucas horas depois já estávamos combinando de sair à noite!


A noite foi bem tranquila já que no dia seguinte eu queria acordar cedo pra fazer um passeio de barco pelas ilhas. Não daria pra dormir por lá pra ver a bioluminescência, mas ao menos daria uma volta. No passeio acabei conhecendo três holandesas, um canadense e um colombiano. Nadamos pelas ilhas, tomamos umas cervejas e combinamos de nos encontrar em um bar durante à noite. Eu decidi tirar um cochilo antes de sair e acabei acordando antes da hora. Como teria que sacar dinheiro acabei indo ao bar levando alguns dólares e o cartão. Levava também passaporte, celular e câmera fotográfica.


O bar era bem legal e totalmente relaxado, àquele clima europeu pela Ásia. Todo mundo de chinelo de dedo, sem tomar banho faz dias e litros e litros de álcool sendo despejados. O colombiano que eu conheci no passeio era barman, e nos passava os drinks na faixa. Acabamos ficando daquele jeito! Lá pelas 05:00 decidimos entrar na água e eu deixei telefone, passaporte, câmera e carteira na areia. Mas quando voltei não estava a câmera nem a carteira! Ao menos o ladrão foi gente boa e deixou o passaporte e a câmera (se tivesse perdido a câmera teria entrado em depressão). Caminhei essa praia umas cinco vezes buscando minhas coisas e nada. Obviamente não as encontraria, mas queria tentar. Não queria aceitar que eu tinha sido roubado. Resumo da história - passei à noite acordado. Uma das holandesas me emprestou o telefone e cancelei o cartão. E quando vi já eram quase 07:00 e eu tive que ir ao albergue buscar minha mochila e correr à parada de ônibus para seguir viagem rumo ao Vietnã.



Uma das ilhas próximas à Sihanoukville
Trânsito normal em Ho Chi Min

Meio jururu, demorei a dormir. Mas quando vi já estava na fronteira. A entrada foi bem tranquila, e em pouco tempo mais havíamos chegado ao destino final, que era Ho Chi Min, antiga Saigon. Havia escolhido um albergue bem próximo à parada, pra não precisar pegar táxi, chamado Saigon Backpackers. Mas não tinha nenhum mapa e não encontrava o lugar de jeito nenhum. Após pouco tempo desisti e esperei passar um mototáxi. Aliás, moto é o que mais há por lá. Mostrei o nome do albergue pra ele e confiei que ele me deixaria lá. O problema é que na maré do vacilo da noite anterior, não havia combinado o preço antes de subir na moto (erro elementar), não conhecia o câmbio já que não tinha mais celular (mais elementar ainda) e nem tinha a moeda local (nem vou comentar mais). Resumo, paguei em dólar e ele me devolveu o troco em moeda local, escolhendo o melhor câmbio pra ele. Eu já sabia que estava sendo enganado, mas sem saber a conversão não tinha muito mais a fazer a não ser perguntar se ele tinha certeza que estava correto pra ver se ele ficava com peso na consciência. Mas bem, encontrar um taxista com peso na consciência por enganar um passageiro seria um fenômeno que colocaria em risco toda a existência humana na Terra. E o pior é que o albergue ficava a 3 ou 4 quarteirões! Já era tarde e decidi comer qualquer coisa e capotar porque já eram cagadas suficientes para um dia.

No dia seguinte decidi começar o passeio pelo museu da Guerra do Vietnã. Eu estou acostumado a assistir a filmes que se passam nesse contexto, como Apocalypse Now ou Platoon. Mas o interessante do museu é que mostra a história do ponto de vista dos invadidos, e não dos invasores. O museu foi bem instrutivo e o que mais me chamou a atenção foram algumas fotos chocantes com soldados estadunidenses segurando cabeças de vietnamitas que haviam sido decapitados. Bem pesado mesmo!



Tanque no Museu da Guerra do Vietnã
Se tudo der errado na vida eu ao menos aprendi a usar uma AK-47
Museu da Guerra do VIetna em Ho Chi Min
Uma das fotos do museu

Durante à tarde fui aos túneis Cu Chi construídos pelos Vietnamitas durante a guerra. Entramos nos túneis, que são muito claustrofóbicos e sem nenhuma iluminação. Mas o mais legal é que no final do passeio eles te levam a um campo de tiro militar e você pode escolher algumas armas pra dar uns tiros. A bala de AK-47 custa U$1 e há muitas outras opções que chegam até a disparar uma bazuca contra porcos ou vacas! Juro! Nunca havia tocado em uma arma na vida, mas decidi dar uns tiros de AK-47. Um militar te ensinava a usar a arma no melhor estilo deles: gritando na língua local e te empurrando pra que você faça uma boa postura. E a postura é muito importante porque o coice da AK-47 é incrível. Um dos viajantes que estava comigo conhecia bastante de arma e me disse depois que uma postura errada pode até deslocar seu ombro.

Durante o dia acabei encontrando o pessoal de Israel que havia conhecido no Camboja e também conheci uma menina da França no albergue e acabamos jantando por ali perto. Acabamos voltando bem tarde depois de umas partidas de sinuca, e teria poucas horas pra dormir antes de ir ao aeroporto.



Um tanque de guerra em Cu Chi

Pelos túneis de Cu Chi

No dia seguinte eu voaria à Kuala Lumpur na Malásia. E a maré de má sorte voltou. Vai vendo! Eu queria um mototáxi pra me levar ao aeroporto e estava um pouco atrasado. Subi na garupa de um e depois de começar a viagem o cara começou com um papo de que mototáxis não são permitidos no aeroporto e me deixou na frente de um táxi, que imagino eu, era de um amigo. Me neguei a subir e comecei a me distanciar deles para procurar outro mototáxi. Mas o cara veio se aproximando com o táxi e não largava do meu pé. Eu disse que subiria pelo mesmo preço que havíamos combinado antes. Ele confirmou e lá fomos nós. Ao chegar ao aeroporto ele mudou o preço da corrida, óbvio. Agora já não queria mais U$5 mas sim U$20! E o pior é que o preço ao aeroporto é tabelado! É por essas que eu digo, confio no diabo mas não confio em taxista. Eu disse que não iria pagar e o maluco travou as portas do táxi e queria agarrar a minha carteira gritando sem parar. Quando eu vi que daria merda joguei U$10 pra ele que abriu a porta e ficou abençoando o nome da minha mãe, em vietnamita, imagino. E pra fechar com chave de ouro, ao passar pela aduana, o oficial reclamou de algo no meu visto, disse que tinha algum problema e demorou pra me deixar ir.

Cagadas acontecem e o mais importante é aprender a lição pra não repetir o erro. O que aprendi é que viajando sozinho você é um alvo muito mais fácil pra tudo. E o melhor a fazer é planejar melhor as coisas: sair com mais antecedência, ter dinheiro e cartão guardado em lugares diferentes, dar preferência a táxis oficiais, ter cópias digitais e impressas de passagens e reservas e por aí vai.


Mas bem, a viagem segue. E a postagem também! De Ho Chi Min eu voei à Kuala Lumpur na Malásia.


Sudeste Asiático - Parte 3 - Kuala Lumpur, Phuket e Koh Phi Phi

Populares

Seguidores

Total de visualizações de página